Os Protótipos

Por Marcelo Stoppa
Alpha Rex
Robô bípede cuja montagem e programação acompanham o software NXT-G do kit LEGO 8547. Trata-se de um humanóide bastante sofisticado com pernas e braços que se movimentam. Seu caminhar é bastante suave, conseguido através de dois motores, um para cada perna, e provocam movimentos sincronizados que deslocam o centro de massa para cima do pé de apoio. Um terceiro motor é utilizado para movimentar ambos os braços. Possui ainda um sensor ultrassônico para detectar obstáculos e um sensor de cor, que pode ser usado para mudar o comportamento do Alpha Rex.
Alpha Rex
Omni Biped
Assim como o Alpha Rex, o robô Omni Biped também se possui um caminhar que desloca suavemente o centro de massa para cima do pé de apoio. No entanto, esse robô é mais simples, possuindo apenas dois motores e um sensor ultrassônico, este usado para detectar obstáculos. Seu projeto é apresentado no livro ‘Creating Cool Mindstorms NXT Robots’ de Daniele Benedettelli (2008).
Omni Biped
NXT AT-ST
Apresentado no livro ‘Creating Cool Mindstorms NXT Robots’, é um robô bípede inspirado na máquina de guerra All Terrain Scout Transport da série Star Wars. Possui dois motores, um sensor ultrassônico, um sensor de toque e um de som. Durante seu movimento, um dos motores desloca o corpo do robô em direção ao pé de apoio, estabilizando o movimento. Entretanto, esse deslocamento é mais brusco que no Alpha Rex e no Omni Biped.
NXT AT-ST
Robô Empilhadeira*
Robô empilhadeira (versão NXT 2.0), apresentado no site nxtprograms.com, capaz de se locomover ao redor, levantar cargas até aproximadamente 17 cm acima do solo e descê-las suavemente para colocá-las em prateleiras, plataformas ou de volta ao solo. O sensor de cor é usado como uma luz de alerta para sinalizar diferentes operações. Pode se acessar seu projeto através do site nxtprograms.com. 

*Título original: Forklift.
Empilhadeira
Robô Tartaruga*
Essa tartaruga robótica é um robô quadrúpede apresentado no livro ‘Creating Cool Mindstorms NXT Robots’ (Benedettelli, 2008). Assim como as tartarugas, esse robô tem seu corpo repousado sobre seu “abdômen”, facilitando seu equilíbrio durante o seu caminhar lento e rastejante. Sua programação permite reproduzir alguns aspectos do comportamento desses animais. Dois motores são utilizados para dar movimentos às suas pernas. Graças à um terceiro motor, sua cabeça, composta por um sensor ultrassônico, é capaz de se retrair para dentro de sua "carapaça" quando detecta algo se aproximando ou escuta algum barulho. 

*Título original: NXT Turtle.

Tartaruga

 

Robô Sapo
Sua primeira versão foi desenvolvida durante as aulas de Laboratório de Robótica como projeto final da disciplina, por Maraisa A. D. Fernandes, aluna do curso de Matemática Industrial. A versão atual, foi desenvolvida pelo prof. Marcelo H. Stoppa. Esse robô possui forma e movimento que lembram um sapo ou rã. Seu movimento é conseguido através de dois motores que movimentam dois grandes pés contra o chão, provocando uma propulsão que lembram saltos desses anfíbios. O sensor ultrassônico é acrescentado para dotar o Robô Sapo de ‘olhos’ e aumentar a familiaridade com o animal.
Sapo
 
Robô Cão*
Protótipo em forma de cão, que se locomove através de rodas. Sua programação faz com que ele explore o ambiente sozinho, tentando desviar de obstáculos detectados através de seus “olhos” ultrassônicos. Com o sensor de som, também é capaz de ouvir sons e ir em direção a eles. Sua cabeça se movimenta de um lado para outro, buscando a direção que deve seguir. Esse robô é apresentado no site nxtprograms.com. 

*Título original: Puppy.
Cachorro
Robô Detector*
Os veículos são uma categoria popular de robôs tornando-se um excelente ponto de partida para a compreensão de conceitos relacionados à robótica. O Detector Bot é um robô desses, um veículo robótico de quatro rodas. As rodas dianteiras são conectadas a dois motores e são responsáveis pela propulsão do robô, enquanto as rodas traseiras produzem suporte adicional. O sensor de cor/luz é utilizado para localizar e seguir uma linha escura no chão. Também possui um sensor de toque para detectar obstáculos em seu caminho assim que colide com eles.

*Título original: Detector Bot.
Robô Detector
Robô Víbora*
Outro robô zoomórfico, nesse caso um robô cascavel, que detecta “ameaças” por meio do sensor ultrassônico. Assim que detecta algo em sua frente, um motor é acionado, fazendo seu pescoço se alongar e sua boca se fechar rapidamente configurando seu ataque. Possui ainda um chocalho como uma cascavel para indicar sua presença. Foi apresentado no site nxtprograms.com. 

*Título original: RattleSnake.
Cobra
Braço Robótico
Braços robóticos compõem uma considerável categoria dos robôs existentes, pois são extremamente úteis em aplicações industriais. Esse protótipo reproduz um braço robótico 3R com manipulador em forma de garra. Foi desenvolvido por Edson Amado, como projeto final da disciplina de Laboratório de Robótica do curso de Matemática Industrial. O robô utiliza 5 motores, 3 sensores de toque e dois bricks, os quais interagem entre si através de comunicação Bluetooth.
Braço
Robô Atirador*
Protótipo atirador de bolinhas, controlado manualmente através de um "joystick". Modelo construído com peças do conjunto NXT 2.0 com um sensor de aceleração HiTechnic adicional. Seu programa implementa um controlador PID simples para seguir o movimento do sensor de aceleração. Suas instruções de construção e seu programa foram extraídos do site do fabricante do sensor de aceleração (www.hitechnic.com). 

*Título original: HiTechnic Ball Shooter.
Atirador
Nxt Bt1
Este protótipo, criado por Bruno Maia, simples foi desenvolvido para as aulas do curso de Robótica Educacional, a fim de ser utilizado para aulas de programação. Ele é bem versátil e robusto, possuindo 3 motores, sensores de toque, de cor/luz e ultrassônico. Próprio para realizar diversas tarefas e durante as as aulas, serviu para demonstrar que a programação é essencial ao comportamento e habilidade dos robôs.
Nxt bt1