O Projeto

Por Marcelo Stoppa

Em outubro de 2011, o Ministério das Comunicações, lançou a chamada pública nº 01/2011, "Apoio a Capacitação no Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Juventude Rural". Então, pesquisadores do Depto. de Matemática (CAC/UFG), sob a coordenação da Profª. Dra. Élida Alves da Silva, enviaram o projeto "Uma proposta de inclusão digital para as comunidades Cisterna e São Domingos situados no município de Catalão". Após seleção interna no Câmpus Catalão e em Goiânia, a instituição encaminhou nosso projeto como representante da UFG. Após concorrência nacional, o projeto foi julgado com mérito e foi escolhido para ser financiado. Assim, a proposta prevê a implantação de laboratórios de robótica nas escolas rurais "Arminda Rosa" e "Maria Bárbara Sucena", respectivamente, nas comunidades de São Domingos e Cisterna, ambas distantes cerca de 30 km da zona urbana de Catalão - GO.

 Concluímos que toda a estrutura criada para qualificar apenas os professores das duas escolas contempladas pelo projeto, poderia ser estendida às demais escolas da região urbana. Então, ainda no final de 2011 levamos à proposta do projeto de Robótica Educacional à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Catalão. Esta foi recebida com grande satisfação pela administração municipal que decidiu adquirir os equipamentos necessários para implantação do projeto em todas as escolas de Catalão.

 Recebemos então, os professores das escolas que participaram da qualificação e que se mostram muito dedicados e motivados, apesar dos grandes desafios que aparecem a cada dia. A primeira etapa do curso culminou na competição que pode ser vista na aba específica do menu acima. Grande parte dos protótipos e vídeos exibidos aqui, foram produzidos durante o curso. Desde o início de 2012 e, mais intensivamente, a partir de junho, a qualificação se deu de forma intensa e os resultados foram muito positivos.