Robótica Educacional
O que é Robótica Educacional?
De forma bem simplificada, pode-se dizer que a robótica é a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs. E então, a Robótica Educacional, é a aplicação de robôs como ferramenta didática, auxiliar do ensino nas mais variadas teorias.
Robô Cão (puppy) montado durante o treinamento dos professores das escolas da rede municipal de ensino de Catalão - Goiás.
Mas o que é um robô?
Existem várias definições científicas para robôs, mas eles podem ser considerados dispositivos autônomos reprogramáveis por meio de um computador, que servem principalmente para realização de tarefas repetitivas ou perigosas, preservando a integridade física do ser humano.
Por que usar robô na Educação?
O ato de construir e programar um robô exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, proporcionando uma característica multidisciplinar, além de desenvolver a coordenação motora e a criatividade. Além disso, o fato das atividades serem desenvolvidas por equipes, torna o resultado muito mais eficiente e produtivo, do que se fossem realizadas individualmente.
Como o robô auxilia no aprendizado?
Uma vez que a atividade com os robôs une a teoria com a prática, acaba desenvolvendo nos alunos alguns conceitos que as disciplinas clássicas (convencionais) não abordam efetivamente, como por exemplo, o trabalho em equipe, desenvolvimento individual, capacidade de resolver problemas, formas de expor ideias, senso crítico, autonomia, responsabilidade, empreendedorismo, etc. A sua característica multidisciplinar, leva o aluno ao aprendizado de diversas áreas como matemática, física, mecínica, linguagem, projeto, informática, dentre outras, de uma forma “reversa”, onde o problema é colocado de forma prática e a solução é encontrada por meio do mergulho voluntário nestas áreas. Isto inverte o processo tradicional de aprendizado, onde as teorias são exibidas aos alunos e depois ficam as perguntas do tipo: “Pra que serve isso?” ou “Onde vou utilizar isso?”.
Qual o diferencial deste tipo de aprendizado?
Observamos um mundo com um ritmo acelerado de desenvolvimento tecnológico, se apresentando completamente diferente a cada dia. Um profissional bem preparado para este mundo, deve estar apto a enfrentar desafios, ampliando seus horizontes de modo atingir o sucesso rapidamente, ou seja, possuir uma qualificação adequada ao que o mercado de trabalho exige. O profissional do futuro deve ter uma base de conhecimento sólida e também, ser altamente criativo e “adaptável“ aos novos desafios, encontrando soluções rápidas e eficientes. Assim, a robótica é a disciplina que explora estas competências e se apresenta como sendo a mais adequada para atingir estes objetivos.